O secretário Rafael Fonteles vai inaugurar a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Parnaíba na segunda-feira (14) já contando com uma lista de empresas diversificada.
São nove startups de Parnaíba que vão criar aplicativos e outros produtos de tecnologia para o mercado externo. Isso mostra o potencial do litoral para o mercado de tecnologia e inovação, uma sinalização promissora.
DE CERA A PALETES
O secretário da Fazenda e coordenador do PRO Piauí também comemora o fato de que duas indústrias, uma de cera de carnaúba e outra de paletes, estarão atuando na ZPE voltadas para o mercado externo. A luta do secretário para o alfandegamento da ZPE, portanto, será coroada com a abertura da zona consolidada.
Os paletes são pequenas peças utilizadas para produção de energia térmica e elétrica, são feitos com resíduos de madeira, casca de coco e outros produtos vegetais.
AEROPORTO
Na segunda-feira (14), às 10h30, na sede da ZPE de Parnaíba, será assinado o contrato da parceria público-privada (PPP) Aeroporto de Parnaíba. O vencedor da licitação foi o Consórcio SBPB, composto pelas empresas Cedarwood Investimentos S.A. (CWI) e a empresa TR Saeculum Participações LTDA.
32 ANOS
A concessionária ficará responsável pela administração, conservação, implantação de melhorias e operação aeroportuária pelos próximos 32 anos e a previsão de investimento no projeto é de mais de R$ 150 milhões.
Fonte: Litoral revela potencial para mercado tecnológico com ZPE – meionorte.com