Aconteceu nesta sexta-feira (19), o seminário de alinhamento Projetos Estruturantes e Inteligência de Dados no Piauí. O encontro é promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e em parceria com a Investe Piauí.
O seminário tem como objetivo principal apresentar o progresso e o impacto dos projetos estruturantes, como o intermodal do Vale do Parnaíba e o Hub de Hidrogênio Verde, que consolidam o Piauí como grande produtor em energias renováveis. Além disso, visa promover o alinhamento estratégico entre os diferentes atores do governo, garantindo que as ações estejam coordenadas e alinhadas com as prioridades do estado.
Durante o evento, foram apresentados dados dos últimos 20 anos sobre o desenvolvimento do Piauí, incluindo indicadores como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Produto Interno Bruto (PIB) e outros dados econômicos relevantes.
O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, analisa os bons resultados dos levantamentos apresentados e lembra que eles estão sendo possíveis por um compromisso do governo com a execução do plano gestor. “O governador no plano de governo dele, tem dois grandes eixos. Ele pensa do desenvolvimento econômico, a oportunidade de trabalho, a geração de emprego, de renda, e de outro lado, como é que a gente melhora a gestão púbica por meio da inovação, da tecnologia, que é o governo digital. Então, esses dois balizam todas as nossas ações”, explicou o presidente.
Victor Hugo de Almeida, presidente da Investe Piauí, em explanação durante o Seminário. Foto: Divulgação
O evento aconteceu no auditório Dom Avelar Brandão Vilela, no Bairro de Fátima, zona Leste de Teresina. Estavam presentes também o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, o secretário de Estado da Fazenda, Emílio Júnior, o secretário de Administração do estado do Piauí, Samuel pontes, os professores doutores da Universidade de Lisboa, Joaquim Caieiro e Paulo Simões, o vice-presidente de Logística da Investe Piauí, Raimundo Dias, o vice-presidente de Energia Renováveis da Investe Piauí, Ricardo Castelo, além de outras diversas personalidades.
Ricardo Castelo, vice-presidente de Energias Renováveis da Investe. Foto: Divulgação
Raimundo Nonato Dias, vice-presidente de Logística da Investe Piauí. Foto: Divulgação