Semana H2Talent planeja cadeia de energias renováveis em Teresina e no litoral

Semana H2Talent planeja cadeia de energias renováveis em Teresina e no litoral

A programação começa em Teresina, de 25 a 27, e segue em Parnaíba, nos dias 28 e 29 de novembro.

Por: Layza Freitas 23 novembro 2024 12:02

A partir da próxima segunda-feira (25), acontece a Semana H2 Talent no Piauí, um evento de planejamento quinquenal (2025 a 2030) da cadeia de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde no estado. O evento é uma realização da Investe Piauí, através da vice-presidência de Energias Renováveis, em colaboração com universidades europeias e representantes do H2Talent, programa europeu para fomento das ações e estratégias dos vales do hidrogênio em todos os continentes.

A programação começa em Teresina, de 25 a 27, e segue em Parnaíba, nos dias 28 e 29 de novembro.  O objetivo é discutir as diretrizes estratégicas para a consolidação da cadeia produtiva do Hidrogênio Verde e outras fontes de energias renováveis, promovendo a cooperação entre setores públicos e privados. É uma forma de incentivar investimentos, identificar oportunidades de crescimento sustentável e capacitação profissional, além de explorar o potencial econômico e ambiental de tecnologias para transformar o território piauiense em referência na transição energética.

Equipe em um das reuniões discutindo a preparação para o evento da H2Talent no Piauí. Foto: Divulgação 

“Os representantes do H2Talent estarão aqui para conseguirmos ajustar cronogramas, agendas e desenvolvimento dos dois projetos que estão sendo realizados no estado, o Atlas e Membranas. Vamos também discutir com empresas, academias e realizar visitas técnicas tanto aqui quanto em Parnaíba e fazer um workshop em Parnaíba para discutir sobre as oportunidades de empregos e de negócios com a instalação das usinas de H2V no Piauí”, explica a diretora de Negócios do Hidrogênio Verde da Investe Piauí, Kárita Allen

A programação inicia na segunda-feira (25) no Metropolitan Hotel, a partir das 9h. Na pauta, está a implantação do HUB de Hidrogênio Verde no Estado do Piauí até dezembro de 2026. Na terça-feira (26), os participantes farão visitas técnicas à Estações de Tratamento da Águas de Teresina (ETA) na zona Sul da capital, e terão reuniões com as equipes do H2 Talent, Projeto Membranas e Senai Simatec. Quarta-feira (27) será dia de reuniões de equipes da Investe Piauí, Secretaria de Planejamento do Piauí e universidades.

Na quinta-feira (28), a programação segue em Parnaíba, com visita técnica à Zona de Processamento de Exportação e a Companhia Porto e Escola do Mar, em Luís Correia. O encontro é composto de apresentações, discussões e atividades práticas para início da elaboração do planejamento estratégico quinquenal (2025 a 2030) da cadeia das energias renováveis e hidrogênio verde no estado do Piauí.

 

Workshop em Parnaíba

Para fechar o evento, na programação de Parnaíba na sexta-feira (29), acontecerá o workshop de Capacitação em Hidrogênio de Baixo Carbono e Oportunidades de Empregos no Piauí. Uma edição do evento já aconteceu em Teresina e agora é a vez do litoral sediar o encontro, que abordará a implantação da cadeia de produção de Hidrogênio Verde (H2V) no Piauí e as potenciais oportunidades de emprego nas empresas que se instalarão no estado nos próximos anos.

O evento será a partir das 8h30 no Auditório Oeste da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR). Uma das questões abordadas será a movimentação atual relacionada às capacitações, cursos e especializações para atender a demanda de empregabilidade.

O vice-presidente de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde da Investe Piauí, Ricardo Castelo, diz que as perspectivas com a instalação de empresas para a produção de H2V no Piauí são que cerca de 20 mil vagas de empregos, a longo prazo, sejam oportunizados pelos empreendimentos. Portanto, de acordo com o vice-presidente, já existe a preocupação com a necessidade de formação de mão de obra especializada.

“O encontro servirá mais uma vez para divulgar, dessa vez à região de Parnaíba e do litoral do estado, o que será implementado dentro da cadeia do H2V no estado e os tipos de vagas de emprego que serão geradas. Outro ponto abordado será o que é previsto, do ponto de vista acadêmico, dentro das entidades, instituições de ensino e empresas, para recepcionar essa demanda no sentido de treinamentos, cursos, formações, para que estejam preparadas para a onda de empregos que ocorrerá no Piauí”, esclarece Ricardo Castelo.

Participam da Semana a equipe H2talent, representantes das vice-presidências da Investe Piauí, Diretoria de Hidrogênio Verde, Diretoria de Relações Internacionais, ZPE de Parnaíba, Cia Porto, escritórios Internacionais da Investe PI (online), Porto Piauí e Secretaria de Planejamento do Piauí (SEPLAN).

Anexo(s):

Últimas notícias:

All in one