Rafael Fonteles visita Porto de Krk, na Croácia, principal porta de entrada na Europa de hidrogênio verde do Piauí

Rafael Fonteles visita Porto de Krk, na Croácia, principal porta de entrada na Europa de hidrogênio verde do Piauí

Antes da ida ao Porto de Krt, o governador Rafael Fonteles esteve reunido com representantes de empresas parceiras do Piauí no grande projeto de produção de hidrogênio verde.

Por: Ascom/Investe Piauí 20 novembro 2023 9:01

O governador Rafael Fonteles cumpriu agenda neste domingo (19), na Croácia, iniciada com uma reunião com empresas parceiras do Piauí no grande projeto de produção de hidrogênio verde e derivados. O gestor também conheceu o Porto de Krk, que será a principal porta de entrada na Europa do hidrogênio e amônia que o Piauí produzirá.

“Nós estamos, neste domingo, fazendo a visita técnica ao porto de Krk, na Croácia, um porto que tem toda uma instalação para a indústria petroquímica. Então, é uma infraestrutura muito importante, próxima de vários parques industriais da Europa, especialmente na região sul e na região central, e é aqui que a Green Energy Park terá o seu hub principal de importação e de distribuição da amônia verde, que virá do porto do Piauí”, disse Rafael Fonteles.

A amônia verde será produzida na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba e irá abastecer a Europa a partir desse porto na Croácia. “Estou aqui com o Bart Biebuyck, que é o CEO da Green Energy Park (GEP), que irá junto com a Solatio desenvolver os projetos no Piauí. Aqui na Europa, eles vão fazer a distribuição para os consumidores, seja na área de transporte, seja na área industrial, que irão descarbonizar utilizando a amônia verde ou o hidrogênio verde”, afirmou o gestor.

Rafael Fonteles destacou que esse é maior hub de importação de hidrogênio verde da Europa e está em uma posição estratégica para abastecer os países europeus. “Realmente é uma cooperação em que, além da exportação de energia limpa, teremos também uma cooperação para desenvolver tecnologias, formar engenheiros do nosso estado, do nosso país, para essa economia verde”, enfatizou o governador.

Já o CEO da Green Energy Park (GEP), Bart Biebuyck, declarou que é uma grande honra receber o governador Rafael Fonteles na Ilha Krk. “Nós teremos aqui, atrás de nós, os grandes navios que chegarão do Brasil com muita energia renovável. E nós vamos redistribuir o hidrogênio ou a amônia para os diferentes clientes que nós temos na Itália, na Coreia, mas também na Áustria, na Alemanha e em todas as partes das regiões balcãs”, pontuou Bart.

O empresário disse que o grupo está muito agradecido por poder trabalhar junto com o Piauí. “É uma oportunidade de descarbonizar a indústria europeia, mas ao mesmo tempo queremos garantir que também as pessoas do Piauí se beneficiem dessa cooperação e nós vamos levar também a nossa tecnologia, que desenvolvemos na nossa companhia, para o Piauí e ver como nós podemos construir um ecossistema local ali”, afirmou o CEO da GEP.

Bart Biebuyck mostrou ao governador o centro de incubação. “Nós queremos garantir que essa cooperação entre Piauí e a Ilha de Krk seja de sucesso e nós podemos compartilhar a tecnologia e a energia renovável. Então, muito obrigado às pessoas do Piauí, muito obrigado, governador, por nos visitar”, disse Bart.

Segundo ele, a capacidade desse projeto é de 10 milhões de toneladas de amônia por ano. Se calcular em hidrogênio, isso representa quase 2 milhões de toneladas de hidrogênio por ano.

Rafael se reuniu com representantes de empresas parceiras do Piauí na produção de hidrogênio verde

Antes da ida ao Porto de Krt, o governador Rafael Fonteles esteve reunido com os empresários Pedro Vaquer, Antônio Rodriguez e Roberto Devienne, da Solatio Energia, e Bart Biebuyck, Mário Reinisch, Mindaugas Zakaras e Tobias Puklavec, da Green Energy Park. São empresas parceiras do Piauí no grande projeto de produção de hidrogênio verde e derivados.

Nessa agenda esteve presente o chefe do setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil na Croácia, Gustavo Barbosa.

Governador segue para a Bélgica, onde participa da Semana Europeia do Hidrogênio

Rafael Fonteles segue, agora, para a Bélgica, para a próxima agenda, marcada para esta segunda-feira (20), com visita a empresas europeias e participação na Semana Europeia do Hidrogênio (European Hydrogen Week).

Na Bélgica, o governador Rafael Fonteles fará visita técnica à Jan De Nul, na cidade de Aalst. A empresa viabiliza a produção de energia offshore, mesmo em águas profundas, destacando-se pela experiência em obras complexas tanto na água quanto em terra. Em seguida, o gestor será um dos convidados a discursar em Conferência Política de Alto Nível (High-Level Policy Conference), dentro da programação da Semana Europeia do Hidrogênio.

Nesta terça-feira (21), também na Bélgica, o governador e a comitiva visitam o estande do Piauí em exposição durante a European Hydrogen Week (EHW) e 3ª Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde.

Durante os dias 22 e 23 de novembro, em Portugal, Fonteles vai prestigiar o Showcase Piauí Portugal e o Investe Piauí Day, que têm como objetivo incentivar a vinda de turistas europeus para o Piauí e investidores para instalação de complexos turísticos no estado.

Anexo(s):

Últimas notícias: