O presidente da Companhia Porto Piauí, Raimundo Dias, apresentou o imenso potencial de desenvolvimento do porto para a economia do estado no encontro promovido pelo Grupo de Líderes Empresarias do Piauí (Lide Piauí), nesta segunda-feira (11).
O encontro aconteceu no Hotel Monã, em Teresina, e reuniu alguns dos principais profissionais de infraestrutura e logística do Piauí.
Raimundo explicou que o Polo Logístico deve ser beneficiado pelas oportunidades de crescimento baseadas na expansão da infraestrutura, como a dragagem do porto para receber navios maiores e a futura conexão ferroviária, o que promete reduzir custos de frete e impulsionar a exportação de grãos e de minério de ferro.
“Em maio a gente inaugurou o nosso cais multipropósito. Agora, estamos homologando junto à Marinha a entrada e o acesso desse cais. Como já anunciado pelo governador Rafael, a gente deve, ainda nesse 2º semestre, iniciar as primeiras operações com o fertilizante marinho e, para 2026, a operação do minério de ferro, com toda certeza dando um passo importante para o nosso Porto Piauí e para a logística do estado”, comentou Raimundo Dias.
O Porto Piauí fica localizado em Luís Correia, em uma posição estratégia para centralizar a logística de exportação e de transporte por cabotagem. Até 2028, a Companhia vai contar ainda com a Hidrovia do Rio Parnaíba alinhada aos demais modais de transporte de cargas. Na última quarta-feira (6), o governador Rafael Fonteles e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, assinaram a destinação de R$ 995 milhões garantidos pelo novo PAC do governo federal, tem como objetivo recuperar integralmente o rio Parnaíba para ampliar sua capacidade de navegação.
O presidente também enfatizou a descoberta de fronteiras minerais no estado, como as novas jazidas de minério de ferro, e a previsão de investimentos substanciais, tanto públicos quanto privados, para alavancar diversas cadeias produtivas e dinamizar a economia local e regional.