Representantes da Companhia Porto Piauí, da Secretaria das Relações Sociais (Seres), Secretaria do Planejamento (Seplan) e Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) participaram de reunião com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) focada em promover direitos trabalhistas e justiça social.
A reunião foi realizada por videoconferência e participaram Hernán Coronado, especialista da OIT para povos indígenas, que falou de La Paz, na Bolívia, e Denise dos Santos, oficial do escritório da OIT no Brasil, localizado em Brasília.
O objetivo da reunião foi discutir o método aplicado pela Companhia Porto Piauí para realizar a Consulta Prévia, Livre e Informada (CPLI), um procedimento orientado pela OIT que buscar garantir que as comunidades tradicionais sejam consultadas e possam participar de decisões que possa afetar seus modos de vida.
A reunião marcou também o início da construção de uma metodologia estadual para aplicação da CPLI no território piauiense. A consulta é uma iniciativa voluntária da Companhia Porto Piauí, e é primeira vez que o procedimento é adotado no estado.
Os representantes da OIT puderam a analisar os métodos da companhia para realizar a consulta, trabalho que começou em agosto. A reunião tornou ainda mais firme a parceria entre a Porto Piauí e a OIT na condução da CPLI.