Porto Piauí estuda planos de resposta a emergências ambientais do Porto do Itaqui (MA)

Porto Piauí estuda planos de resposta a emergências ambientais do Porto do Itaqui (MA)

A comitiva da Diretoria de Sustentabilidade fez uma imersão nas estratégias do porto maranhense para mitigar riscos de acidentes ambientais.

Por: Andrê Nascimento 8 outubro 2025 14:29

Representantes das Diretorias Comercial e de Sustentabilidade da Companhia Porto Piauí visitaram o Porto do Itaqui, no Maranhão, para estudar a gestão ambiental e conhecer de perto os planos de resposta a emergências ambientais do local.

O encontro reuniu ainda representantes do Porto de Pecém, no Ceará, e da VPorts, autoridade portuária privada responsável por três terminais portuários no Espírito Santo. As comitivas conheceram os berços de atracação e entenderam como as normas ambientais são aplicadas.

A visita técnica foi uma imersão nas estratégias de resposta a emergências ambientais do Porto do Itaqui. A comitiva conheceu os detalhe dos procedimentos, os equipamentos e a logística disponíveis para dar resposta em caso de incidentes ambientais.

Segundo Daniel Guimarães, diretor de Sustentabilidade da Porto Piauí, a reunião foi uma oportunidade de debater soluções para os desafios que são comuns às empresas portuárias.

“O Porto Piauí está sendo construído para ser um porto verde, em equilíbrio com a natureza e a comunidade. Por isso, a troca de informações com operadores mais experientes é essencial para que a gente possa garantir reações rápidas e eficazes em caso de acidentes. Mitigar os riscos e a proteção do ecossistema marinho é o compromisso que assumimos”, explicou o gestor.

Durante a conversa, a diretoria pôde ainda analisar a implementação de sistemas de gestão ambiental (SGA) e sistema de gestão integrada (SGI), além de aproveitar a experiência do Porto do Itaqui, que tem mais de 50 anos de operação, para discutir os detalhes do processo de licenciamento ambiental de terminais portuários.

O Porto do Itaqui já é um amigo e uma referência para o vizinho piauiense. Em setembro, uma comitiva da Diretoria de Operações visitou o Porto para entender os processos essenciais para o funcionamento de um complexo portuário e conhecer um dos sistemas mais avançados do mundo para monitoramento de operações portuárias.

Anexo(s):

All in one