Plataforma Piauí Oportunidades será lançada nesta quarta-feira (18) pelo governo do Piauí

Plataforma Piauí Oportunidades será lançada nesta quarta-feira (18) pelo governo do Piauí

O endereço da página é piauioportunidades.pi.gov.br.

Por: Layza Freitas 17 dezembro 2024 10:05

Será lançada nesta quarta-feira (18), a plataforma Piauí Oportunidades, uma iniciativa inovadora do governo do Piauí, idealizada pela Investe Piauí e realizada pelo PIT (Piauí Instituto de Tecnologia), que conecta jovens, empresas, profissionais, instituições de ensino e governo para promover a empregabilidade no estado, de forma totalmente gratuita. O lançamento do Piauí Oportunidades será no Palácio de Karnak, às 09h, com a presença do governador Rafael Fonteles.

A plataforma digital facilita o acesso ao mercado de trabalho ao oferecer capacitações, monitorias, estágios, oportunidades de primeiro emprego e vagas para jovens aprendizes, em instituições públicas e privadas. Ela unifica a divulgação de editais do governo do Estado, que disponibilizam monitorias, estágios e bolsas, tornando-se o principal canal de informações e inscrições para iniciativas de apoio à empregabilidade. Além disso, a plataforma possibilita que empresas, profissionais liberais e autônomos cadastrem seus serviços e produtos. Voltada para pessoas de todas as idades e perfis, atende diferentes etapas da vida profissional, como transições de carreira, busca por entrada ou recolocação no mercado de trabalho.

O endereço da página é piauioportunidades.pi.gov.br. Já se encontram disponíveis na plataforma mais de 100 cursos gratuitos. Até o momento, mais de 20 instituições parceiras estão conectadas ao Piauí Oportunidades. O diretor-presidente do PIT, Cristiano Vargas, explica que a plataforma vai disponibilizar vários outros serviços que serão implementados a partir de 2025.

“A plataforma é para a população em geral. Qualquer empresa pode se cadastrar e publicar suas vagas, construindo processos seletivos dentro do site. A empresa pode também solicitar uma integração dos seus portais oficiais com a plataforma. Da mesma forma, qualquer pessoa que esteja buscando um emprego pode se cadastrar através do gov.br. E profissionais liberais e autônomos serão contemplados a partir das novas funcionalidades implementadas a partir do início de 2025”, esclarece Cristiano Vargas.

Inteligência Artificial e Segurança de Dados

O Piauí Oportunidades utiliza inteligência artificial que, de acordo com Cristiano, serve como uma tutoria que conduzirá os candidatos a vagas de empregos assim como cursos voltados a seus objetivos profissionais através de uma trilha de conhecimento. Portanto, para os jovens, a IA permitirá a busca pelas vagas mais adequadas a cada perfil. Já para as empresas, a tecnologia vai atuar analisando o perfil da vaga disponibilizada e apresentar os cadastros de candidatos mais adequados àquele cargo. Dessa forma, vai melhorar o processo de seleção pra que a empresa tenha mais agilidade na contratação.

“A IA vai atuar como um tutor profissional para os candidatos cadastrados na plataforma, sugerindo cursos e vagas adequados ao perfil de cada candidato, onde ele vai poder criar trilhas, para alcançar seus objetivos profissionais. A partir dessa trilha, a pessoa se conecta em cursos, capacitações para atingir seus objetivos, também vai tirar dúvidas sobre os editais disponíveis na plataforma. Para empresas, o objetivo é que facilite o processo de seleção de candidatos, conectando as vagas disponibilizados aos perfis mais adequados”, elucida o diretor-presidente.

O mais importante, para Cristiano Vargas, é que a inteligência artificial é “proprietária, ou seja, é uma IA desenvolvida e treinada pela nossa equipe interna. Isso já dá uma garantia sobre a soberania dos dados. As pessoas, as empresas, podem ter tranquilidade de que o que está colocando lá não vai ser utilizado pra outro fim. Eles estão sob o domínio do governo dentro da plataforma. Então, isso é uma segurança muito importante que a gente tem”, esclarece.

O site também vai disponibilizar um chat online para instruir os interessados. Os cadastrados poderão, portanto, conversar com a inteligência artificial e também ser informados, por exemplo, sobre como se inscrever em cursos, se cadastrar para determinada vaga de emprego ou estágio e até como gerar um currículo.

Para Cristiano, o diferencial da plataforma será a capacitação. “Quando a gente centraliza os parceiros que têm disponibilidade e traz novos, o nosso principal interesse é colocar num único canal, para aos cidadãos, acesso a cursos e capacitações que vão conectá-los com as novas oportunidades de emprego.”

Profissionais autônomos e liberais

A próxima funcionalidade do Piauí Oportunidade será destinada a profissionais autônomos liberais e está prevista para funcionar a partir do início de 2025. O profissional vai ter a opção de cadastrar os serviços que presta ou seus produtos. Os interessados poderão se cadastrar através do Gov.br e passarão por uma validação no site. Cristiano atesta que a ferramenta dará mais garantia para as pessoas contratarem serviços desses prof

Anexo(s):

Últimas notícias:

All in one