O Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) está com inscrições abertas para a nova turma do curso gratuito de analista de Prompt de Inteligência Artificial. O prazo para envio das pré-inscrições encerra nesta quarta-feira (12). O objetivo do curso é aprimorar habilidades na interação estratégica com I.A. para quem quer dominar a criação de prompts e aprender a usar as ferramentas tecnológicas utilizadas para isso.
O curso é voltado ao aprimoramento da comunicação e coleta de dados, para a utilização de plataformas de I.A. de maneira mais eficiente, de forma a maximizar os resultados por meio de comandos de texto. Durante as aulas, por exemplo, os participantes aprendem como fazer perguntas claras e objetivas para obter respostas precisas e bem estruturadas. Os alunos poderão conhecer novas abordagens e estratégias para otimizar o uso da I.A., especialmente na interação com modelos de linguagem, como “chatbots”.
Para participar do processo de pré-seleção, os interessados devem preencher um formulário por meio deste link, com informações de perfil, preferência de turno e o desafio que pretendem resolver utilizando a tecnologia. A pré-inscrição é uma etapa inicial para verificar o perfil e a disponibilidade do público, permitindo adequar a oferta dos cursos às necessidades dos participantes. As aulas serão realizadas presencialmente no Hub Investe Piauí, na Avenida Miguel Rosa, nº 2932, Centro-Sul. As aulas da primeira turma terão início no dia 17 de fevereiro.
O diretor Acadêmico do PIT, João Carlos Souza, explica que a pré-inscrição não garante automaticamente a vaga. “Buscamos garantir que as oportunidades sejam ocupadas por quem mais poderá se beneficiar. As candidaturas serão analisadas com base em critérios que garantam um público alinhado aos objetivos do curso e com potencial para aplicar o conhecimento na prática. O preenchimento do formulário não garante participação automática e o PIT entrará em contato para informar aos aprovados”, explica o gestor.
João Carlos destaca que o objetivo do PIT é atuar impulsionando o desenvolvimento tecnológico do Piauí por meio de cursos de alto impacto e curta duração. “Trabalhamos para capacitar o maior número possível de piauienses, oferecendo conhecimento prático e relevante com foco em empregabilidade e fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo no estado”, esclarece o diretor.
Em 2024, o PIT realizou a primeira edição do Curso de Analista de Prompt de I.A, que formou 130 alunos. O diretor do PIT diz que as novas turmas se justificam pelo impacto positivo da primeira edição. “A procura foi extremamente alta, superando nossas expectativas. Ao final do curso, recebemos um feedback excelente, com diversos casos de sucesso de egressos que passaram a atuar na área, consolidando a relevância da formação. Diante disso, identificamos a necessidade de abrir novas turmas”, conclui o professor.
Uma das turmas formadas a ano passado. (Foto: Wallace Costa)