PiauIndie Game Jam 2024 fortalece comunidade de jogos independentes no Piauí

PiauIndie Game Jam 2024 fortalece comunidade de jogos independentes no Piauí

Evento aconteceu durante o final de semana no Hub Investe Piauí, inclusive nas madrugadas

Por: Layza Freitas 2 dezembro 2024 9:14

Aconteceu neste final de semana, de 29 de novembro a 1º de dezembro, a quarta edição do PiauIndie Game Jam, realizado em parceria com o projeto Lab Comunidades, do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT). O evento que aconteceu no HUB da Investe Piauí, no centro de Teresina, e configura uma oportunidade para a comunidade de jogos “indie” no Piauí, com palestras, bate-papos, dinâmicas de criação de jogos e interação entre desenvolvedores de jogos.

A PiauIndie é uma comunidade de criação de jogos independentes no Piauí, com integrantes em várias cidades do estado, e a realização do “game jam” é uma forma de destacar ainda mais esse segmento regionalmente. “Game jam” é uma maratona criativa de curto prazo para desenvolver jogos, promovendo colaboração e interação entre desenvolvedores. Além de presencialmente, o evento também aconteceu de forma online.

Durante todo o final de semana, inclusive nas madrugadas, a “game jam” anual promoveu lançamentos de editais voltados para o desenvolvimento de jogos, rodadas de dinâmicas, oportunidades de networking e de troca de conhecimento com gamers e desenvolvedores. O objetivo principal do evento é unir desenvolvedores independentes e fortalecer o networking entre profissionais de diversas áreas relacionadas ao desenvolvimento de jogos e a ideia é fortalecer cada vez mais o pilar da comunidade de criação de jogos independentes do estado.

“O objetivo é conseguir novos adeptos para a comunidade, novos criadores de jogos. A área de jogos não tem só a ver com programação. desenvolvimento em código. Tem também música, vídeo, design 3D, narrativa e outras áreas que os jovens abordam, e a gente conseguir unir todas essas pessoas em um local só faz com que esses jovens criem seu networking e não desistam dos seus sonhos de criar jogos”, explica Fernando Massan, coordenador do PiauIndie e engenheiro de software.


O desenvolvedor Isaac Augusto participou de todas a edições e atesta que o evento traz bons resultados para quem quer se desenvolver na área. “Eu já trabalho na área e tudo que alcancei de networking foi graças a participar das game jams. É um evento muito importante para você entender o que gosta da área de jogos, conhecer mais pessoas que gostam das mesmas coisas que você e todo essa troca é muito importante pra conseguir se manter na área e também pra conseguir entrar nesse mercado de trabalho que cjega a ser tão escasso no Piauí, principalmente”.

Anexo(s):

Últimas notícias:

All in one