Painel do Investe Piauí Day destaca potencialidades no agronegócio e energia

Painel do Investe Piauí Day destaca potencialidades no agronegócio e energia

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo de Almeida, ressaltou que o Piauí figura como uma grande potência no agronegócio do país

Por: Layza Freitas 6 novembro 2024 10:16

Durante o Investe Piauí Day em Brasília, o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo de Almeida, destacou que o Piauí já figura como uma grande potência no agronegócio do país e caminha para ser um dos maiores produtores de grãos das Américas. O presidente também ressaltou que já está em implementação no Piauí o que acredita ser um dos maiores projetos de produção de Hidrogênio Verde do mundo, na cidade de Parnaíba.

No evento, que aconteceu nessa terça-feira (5), Victor Hugo de Almeida lembrou que o Piauí é o terceiro maior produtor de energia solar no Brasil e de como o processo de transição energética que vem acontecendo no estado favorece o desenvolvimento de diversas áreas, como o agronegócio. O gestor mediou o Painel Economia Verde e Sustentável, Energia e Agricultura para o Futuro.

O presidente da Investe Piauí apresentou dados positivos do estado, enfatizando que o Piauí tem trabalhado muito bem o ambiente de negócios de modo a favorecer também diversos setores. “De uma forma promissora, ágil, moderna, digital, isso vem sendo priorizado e permite com que continuemos a atrair investimentos importantes”, disse.

Os dados mais recentes do IBGE, de 2021, mostram que o Piauí tem 1,85 milhão de hectares de grãos plantados e cerca de 5,78 milhões de toneladas plantadas. De acordo com Victor Hugo, o que vem acontecendo com relação ao agro posiciona o Piauí como o “caçula” dos grandes produtores de grãos do país e “com possibilidades bem concretas de ser um dos principais atores na produção nas Américas”.

“Os números mostram que por mais que o estado seja um caçula, não está para brincadeira nesse setor. Em 2001, o estado produzia 80 mil toneladas de grãos e de lá pra cá pulamos para quase 6 milhões, um crescimento exponencial. Temos situações singulares, como a cidade de Baixa Grande do Ribeiro, que está entre as 20 maiores do país e a maior hoje em produção agro no Nordeste, superando grandes cidades com produção de grãos consolidadas”, complementou o gestor.

O presidente reforçou que todos os caminhos trilhados pelo governo do estado no ramo de investimentos apontam para a industrialização e a agroindústria e ganham suporte para tanto. O Painel contou com a participação de Ricardo Faria, CEO da Granja Faria, o espanhol Pedro Vaquer, presidente da Solatio, e Thiago Barral, secretário nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME).

O empresário Ricardo Faria, proprietário da GranjaFaria e da Insolo,- hoje a quarta maior produtora de grãos do Brasil e a maior do Matopiba-, ressaltou sobre a importância de se discutir as fortalezas, os desafios e as oportunidades do estado como propulsor dos negócios e da economia.

“A Insolo representa cerca de 12 ou 13% do valor adicionado de produção e eu acho que a regra do jogo bem combinado é o programa de infraestrutura do governo do estado, em forma de rodovias, no suporte para a transição energética que beneficia o agro, por exemplo, vem sendo cumprido o que ajuda indiscriminadamente o avanço dos negócios”, disse o CEO.

Anexo(s):

Últimas notícias:

All in one