Por que o Piauí foi a Estônia?

A Estônia é considerada a porta da Europa para startups de todo o mundo, o pequeno país localizado no norte europeu é conhecido como “o país com maior número de unicórnios per capita”, ou seja, possui grande concentração de startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares.
E foi por isto que a Investe Piauí escolheu este país para realizar esta missão internacional com uma vasta agenda de compromissos entre os dias 16/05 a 21/05 em parceria com a Estônia Hub, levando consigo a Junta Comercial do Piauí e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) com o objetivo de construir uma estratégia de futuro para o Governo, para as Universidades, para as Startups e para todo o ecossistema tecnológico do Piauí, baseada no case de sucesso da Estônia.
Segunda-feira, dia 16/05:
No primeiro compromisso do dia, fomos ao e-Estonia Briefing Centre onde nos fora apresentada uma introdução sobre a Estônia e realizada a apresentação do ecossistema de inovação, empreendedorismo e governo digital do país.

Em nosso segundo momento estivemos na Embaixada do Brasil em Tallinn, capital estoniana, em que dialogamos sobre com o Embaixador José Piras a jornada de evolução do Piauí, programa de desenvolvimento do estado, projeto com a Estônia e a disposição da Embaixada em apoiar com contatos e informações necessárias.

Terça-feira, dia 17/05:
Nosso segundo dia de compromissos foi iniciado no e-Residency + Startup Estônia em que nos foi apresentado o programa de residência digital e como levar uma startup para Estônia, sem precisar morar no país.

Em nossa última programação do dia, estivemos na TalTech (Tallinn University of Technology), onde conhecemos a estrutura do centro de inovação da universidade (MEKTORY) e celebramos a assinatura de um Memorando de Entendimento (Mou) entre a TalTech e a UESPI, o primeiro entre a universidade estoniana e uma universidade brasileira.

Quarta-feira, 18/05:
Conhecemos o programa de incubação e aceleração de startups realizado pelo Tehnopol Science and Business Park que visa apoiar o empreendedorismo de tecnologia na Estônia e ajudá-lo a se expandir para o mundo. A visão deles é tornar a economia da Estônia mais sustentável, ajudando startups e PMEs a crescer mais rapidamente.

No segundo momento, nos encontramos com 3 brasileiros que vivem na Estônia: Edilson Osório, empreendedor na área de governo digital e blockchain; Gustavo Bianco, executivo na área de vendas e investidor anjo; Eduardo Levenfeld, empreendedor e especialista na área de gestão de projetos.

Quinta-feira, 19/05:
No penúltimo dia da missão Estônia, participamos do Latitude59, um evento que aconteceu em Tallinn, com foco em reunir startups e mercados globais com investidores e possíveis parceiros de negócios em um ambiente que incentiva conversas significativas. Na ocasião acompanhamos o painel com o Ministro do Empreendedorismo e Tecnologia da Informação, Andres Sutt, visitamos os estandes e outros painéis do evento.
Dialogamos com autoridades de governo Estonianas: Presidente Alar Karis, Ministro do Empreendedorismo e Tecnologia da Informação Andres Sutt, ex-Presidente Toomas Ilves e co-fundador da Academia de Governança Digital (EGA) Linnar Viik.

No segundo momento visitamos o Muuga Harbor – Port of Tallinn que é a maior autoridade portuária da Estônia e um participante ativo na região do Mar Báltico. Esta conexão entre a Investe Piauí e a ZPE Parnaíba (Zona de Processamento de Exportação) com o Porto de Tallinn foi um dos pontos importantes desta Missão, levando informações e insumos para o Estado do Piauí.

Sexta-feira, 20/05:
A equipe Piauí esteve presente no RIK (Centre of Registers and Information Systems), Junta Comercial da Estônia, para conhecer o seu histórico e digitalização, principais soluções que utilizam e demonstração do portal e suas funcionalidades, trabalho forte na parte de dados, design, experiência do usuário e informações das empresas.

No nosso último compromisso da missão foi com a principal liderança de Governo Digital da Estônia, a e-Governance Academy. A eGA auxilia o setor público e organizações da sociedade civil a fazer a transformação digital acontecer por meio de consultoria, treinamento, networking, pesquisa e assistência na implementação de suas soluções técnicas de governo digital. Na nossa última agenda da Missão Estônia com a assinatura de um Acordo de Cooperação (MoU) entre a eGA e a Investe Piauí, que proporcionará:
- A identificação do melhor conceito de identidade digital, orientações sobre cadastros básicos e bases de dados para o estado do Piauí;
- Segurança cibernética e proteção de infraestrutura crítica, bem como sobre a estrutura legal para o governo eletrônico;
- Solução de interoperabilidade e na camada nacional de troca de dados, com base no no programa x-road da Estônia;
- Participação em conferências, seminários e eventos de tecnologia ou governança eletrônica;
- Promover a cooperação das empresas de TIC para a implementação de e-services e;
- Promover a cooperação entre instituições de ensino (UESPI e a TalTech).
