Investe Piauí realizará workshop sobre hidrogênio de baixo carbono e suas oportunidades de emprego

Investe Piauí realizará workshop sobre hidrogênio de baixo carbono e suas oportunidades de emprego

Investe Piauí realizará workshop de Capacitação em Hidrogênio de Baixo Carbono e suas oportunidades de emprego

Por: Layza Freitas 21 agosto 2024 8:45

A Investe Piauí, através da Vice Presidência de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde, realizará no dia 6 de setembro (sexta-feira), um workshop de Capacitação em Hidrogênio de Baixo Carbono e Oportunidades de Empregos no Piauí. O propósito é difundir as informações relacionadas a implantação da cadeia de Hidrogênio de Baixo Carbono no estado. O evento vai tratar principalmente sobre as potenciais oportunidades de emprego, em empresas ligadas a cadeia de Hidrogênio Verde, que irão se instalar em solo piauiense. Vai tratar também sobre a atual movimentação educacional relacionada a capacitação de profissionais para atender a essa demanda.

Uma das reuniões internas de preparação para o workshop, na Investe Piauí. Foto: Italo Nascimento 

O encontro acontecerá pela manhã no auditório da Empresa de Tecnologia de Informação do Piauí (ETIP), no Centro Administrativo. O vice-presidente de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde da Investe Piauí, Ricardo Castelo, diz que as perspectivas com a instalação das empresas para a produção de H2V no Piauí são que cerca de 20 mil vagas de empregos, a longo prazo, sejam oportunizados pelos empreendimentos. Portanto, de acordo com o vice-presidente, já existe a preocupação com a necessidade de formação de mão de obra especializada.

O encontro contará com a presença de representantes de instituições de ensino e de também formadores de opinião que podem ajudar a dar força na divulgação destes meios de capacitação voltados para a cadeia de Hidrogênio de Baixo Carbono. Além desses, serão convidados também representantes dos cursos de Engenharia, Economia, Meio Ambiente, Produção, Direito e Administração, bem como dos conselhos representativos dessas profissões, representantes da indústria; governos, classe política envolvida com o tema, líderes estudantis, e profissionais de áreas afins.

“Em contato com algumas universidades, Instituto Federal e o Senai, por exemplo, a gente sinalizou que havia já a intenção de cursos para a formação desse pessoal. Então, o que estamos desenvolvendo é esse workshop com a participação dos representantes dessas instituições, como professores representantes de cada uma dessas instituições, pra que eles tragam as suas visões para um público que seria formado por alunos, que seriam, na verdade, quem é que a gente está buscando formar”, destaca Ricardo Castelo.

O vice-presidente acrescenta que o workshop servirá também para esclarecer que, para além da atração dessas empresas, o governo do Piauí também quer que esses empregos sejam ocupados por profissionais piauienses. “Daí a importância de incentivar e fomentar a criação desses cursos e capacitações no estado, para criar profissionais em potencial que estejam preparados para ocupar as vagas quando forem disponibilizadas”. Ricardo Castelo lembra que é uma política constante do governador Rafael Fonteles apoiar o desenvolvimento econômico e a atração de novas industrias, investindo na formação de mão de obra especializada do próprio estado.

Ele complementa: “O encontro servirá também para divulgar à sociedade o que está sendo feito dentro dessas entidades, instituições de ensino, Senai, para recepcionar essas pessoas no sentido de treinamentos, cursos, formações, para que essas pessoas estejam preparadas para aproveitar essa onda de empregos que deve ocorrer aí no estado do Piauí”.

Anexo(s):

Últimas notícias: