Investe Piauí firma contrato em São Paulo para desenvolvimento de produtos piauienses

Investe Piauí firma contrato em São Paulo para desenvolvimento de produtos piauienses

Contrato foi firmado para a execução uma das ações do Made in Piauí, programa que cria um selo de qualidade para produtos do estado

Por: Layza Freitas 20 agosto 2024 14:48

A Investe Piauí assinou nessa segunda-feira (19), em São Paulo, um contrato para que a empresa Polvo Lab Criativo de Impacto Ltda realize uma consultoria técnica especializada com fins ao desenvolvimento de produtos piauienses. Pelo acordo, a Polvo Lab deve fazer análise de mercados, dar orientação sobre modelo de negócios e identificar potenciais de investimento para produtos nas diversas cadeias produtivas do Piauí. O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo de Almeida, assinou o contrato junto ao governador Rafael Fonteles na capital paulista.

A parceria foi firmada para a execução de uma das etapas do Made in Piauí, programa que cria um selo de qualidade para produtos piauienses e busca dar mais competitividade e acesso aos mercados, tanto local como internacional, a produtores ou empreendimentos do estado. O convênio com a Polvo Lab avaliará as cadeias produtivas de cada região do Piauí, destacando as mais relevantes e explorando suas possibilidades de subprodutos. De acordo com ao gerente de Comércio Exterior e Acesso aos Mercados da Investe Piauí, um dos objetivos é direcionar a criação de novos produtos, assim como designar um plano de negócios para cada, nos vários territórios de desenvolvimento do estado.

“A Polvo Lab é a empresa parceira da Investe Piauí no programa, que irá identificar in loco os potenciais de cada cadeia, visando em primeiro lugar o trabalho desenvolvido pelos empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária. A empresa já possui uma experiência exitosa com a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (COMAPI), com desenvolvimento da marca Mel Mesmo, na qual conseguiu agregar mais valor ao produto e gerar um novo reposicionamento da marca. Isso gerou mais renda às famílias do semiárido piauiense”, destaca Gustavo Dias.

O gerente acrescenta que a Investe Piauí elaborou a minuta de projeto de Lei do Selo de origem Made In Piauí, que será encaminhada ao governador Rafael Fonteles, para a criação de selo de origem para o estado, que ateste a qualidade de produtos piauienses. O projeto também estabelece diretrizes que fortalecem a comercialização desses itens e Gustavo Dias reforça que o contrato com a Polvo Lab vem para unir forças na efetivação da iniciativa.

“O Selo objetiva não só estimular a economia, mas é um verdadeiro programa de fortalecimento da identidade piauiense e também de promoção do turismo. O projeto cria um ambiente de fomento, atrelando o produto a determinada cidade ou região do estado, valorizando as culturas dos diversos territórios piauienses. É uma maneira de a população enxergar na prateleira aquilo que é produzindo no Piauí, através da inserção do selo nos produtos chancelados através das curadorias da Investe Piauí”, esclarece Gustavo Dias.

O Gerente de Relações Internacionais da Investe Piauí, Daniel Munhoz, destaca que a parceria serve para “elevar a régua” dos produtos aqui no Estado e incentivar as cadeias. “Nós acreditamos muito na internacionalização dos produtos. A gente sabe que é um trabalho que está sendo plantado agora, pra que no futuro a gente consiga ter mais e mais produtos do Piauí padrão internacional e vendendo aí mundo afora. A gente tem uma base com provas de sucesso, das iniciativas que a gente vem fazendo nos últimos dois anos”.

 

Anexo(s):

Últimas notícias: