O mais ambicioso projeto educacional de intercâmbio do Piauí, organizado pelo governo do estado, através da Secretaria de Educação em parceria com a Investe Piauí, segue inspirando estudantes. Os 28 alunos da rede pública estadual, vencedores do Seduckathon, junto a seis professores orientadores, continuam em suas imersões nos Estados Unidos. A Delegação está sendo recebida e frequentando as escolas Framingham High School e a Worcester Technical High School, em Massachusetts. Eles já estão no 13º dia do intercâmbio de 30 dias no país.
O projeto vem sendo planejado há mais de um ano, fruto de visitas internacionais do governador Rafael Fonteles, do secretário de Educação, Washington Bandeira, e do presidente da Investe Piauí, Victor Hugo de Almeida, que já estudou na Universidade de Harvard, nos EUA, como bolsista. A partir dessas agendas, a Investe Piauí – Cambridge trabalhou e firmou acordos de cooperação com organizações nos EUA. Toda a organização para a Seduc está sendo feita pela Investe Cambridge, como o cronograma de agendas, inscrições nas escolas, hospedagens em uma universidade americana e alimentação totalmente gratuitas. Dentro da programação, os intercambistas já visitaram o Google, Harvard, assistiram jogo de baseball em um estádio e estão previstas visitas a museus e outras atrações culturais e educacionais.
Thaís Ligo, diretora Comercial da Investe Piauí nos EUA, está sendo a chefe da Delegação dos estudantes. A Investe Piauí foi a responsável também pela articulação e organização da solenidade de abertura oficial do intercâmbio. Além disso, promoveu um evento de orientation para os alunos, onde Thaís prestou todas as informações imprescindíveis e repassou dicas relacionadas à estadia dos intercambistas. A diretora da Investe Piauí relata que os alunos vêm se destacando. “Tanto quanto ao desempenho na comunicação em inglês, quanto no acompanhamento das aulas relacionadas, por exemplo, à robótica, inovação, marketing digital e desenvolvimento em programação”.
Ela complementa: “A atuação da Investe Piauí – Cambridge foi essencial para viabilizar essa experiência transformadora, articulando agendas e currículos estratégicos com instituições de ensino e organizações de Massachusetts. Tudo está sendo o maior sucesso e temos plena convicção de que essa experiência imersiva será um marco na vida dos nossos estudantes. O conhecimento adquirido será algo que ninguém poderá tirar deles. Estar em um ambiente educacional de um país de primeiro mundo, como os EUA, proporcionará uma transformação pessoal e acadêmica sem precedentes”.