Governo do Piauí assina acordo com empresa chinesa para aprimorar projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba

Governo do Piauí assina acordo com empresa chinesa para aprimorar projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba

O projeto busca integrar o Cerrado até o Porto de Luís Correia, facilitando o escoamento da produção local e trazendo desenvolvimento ao Piauí.

Por: Ascom/Investe Piauí 24 outubro 2023 10:07

No primeiro dia de agendas em Pequim, na China, o governador Rafael Fonteles e o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, assinaram, nesta segunda-feira (23), Memorando de Entendimento (MoU) entre a Investe Piauí e a empresa chinesa Genertec International para contribuir com o desenvolvimento logístico do Estado, em especial para o projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba.

A assinatura do MoU se deu após a apresentação feita pelo governador acerca do Intermodal para a empresa chinesa, especializada em serviços de comércio e engenharia, com experiências em infraestruturas de transportes, portos e energias renováveis. O memorando tem como objetivo promover a cooperação entre a Investe Piauí e Genertec, juntamente com suas subsidiárias CMC e CGCI, para compartilhar modelos de negócios e projetos de hidrovias, ferrovias, rodovias, portos e estruturas de energias renováveis, que irão auxiliar no aprimoramento do projeto do Intermodal e demais projetos do Governo do Piauí.

WhatsApp Image 2023-10-23 at 10.00.11.jpeg

Segundo o governador, a parceria será muito importante para o Piauí, tendo em vista a grande experiência da empresa. “A Genertec possui muito conhecimento teórico e operacional. Em nosso encontro, demonstraram as boas práticas que queremos aplicar em nossos projetos no Piauí. Aproveitamos a oportunidade para apresentar as potencialidades do nosso estado e tenho certeza de que saímos daqui com muitos frutos a serem colhidos”, disse Rafael em suas redes sociais.

O Intermodal Vale do Parnaíba planeja a construção de um anel viário para interligar todo o Piauí até região do cerrado, no sul do estado, para o transporte dos grãos; uma hidrovia para escoamento de mercadorias através do rio Parnaíba e a união da via ferroviária de Teresina e Luís Correia, chegando ao futuro Porto no litoral. “O Intermodal é uma das nossas grandes apostas em infraestrutura para alavancar o desenvolvimento do Piauí, gerando novas oportunidades de negócios e emprego e renda para nossa gente”, afirmou o governador em suas redes sociais.

Além da parceria para o projeto do Intermodal, consta ainda no memorando a implantação de um Escritório de Representação Internacional da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí), na cidade de Xiamen, para exploração conjunta de oportunidades futuras de colaboração. O escritório é semelhante aos já existentes em Portugal, Estônia e Estados Unidos, inaugurados em 2023.

WhatsApp Image 2023-10-23 at 10.00.12.jpeg

Em busca de mais parcerias

Rafael Fonteles também esteve reunido nesta segunda-feira (23) com representantes da China Communications Construction Company (CCCC) e sua subsidiária, a China Communication Trading & Supply Co. Ltda. (CCTSC), a fim de apresentar o projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba e buscar parcerias para a sua execução.

Antes das discussões acerca do Intermodal, o governador Rafael Fonteles também visitou a Zona Internacional de Demonstração de Energia do Hidrogênio, que abriga cerca de 170 empresas que investem em hidrogênio e seus derivados. As discussões reforçam a transição energética como uma das grandes prioridades da gestão do governador.

Leia mais:

Governador busca parcerias com maior construtora da China para projeto do Intermodal

Em busca de investidores na China, governador visita Zona Internacional que abriga 170 empresas da área do Hidrogênio

Anexo(s):

Últimas notícias: