Em um marco histórico para o ecossistema de inovação do Piauí, a startup Escritha, instalada na Zona de Processamento de Exportação do Piauí (ZPE Piauí), formalizou uma parceria estratégica com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa, em Portugal. Com o acordo, a plataforma brasileira se torna a ferramenta oficial de produção científica da instituição de ensino, inicialmente para alunos de mestrado e doutorado.
Na visão de Marlos Almeida, COO da Escritha, a parceria com o ISCSP é a confirmação do trabalho e dedicação de sua equipe ao longo de seis anos, recentemente impulsionada pelas conexões promovidas pela Investe Piauí e seu escritório em Lisboa. “É emocionante ver uma startup do Piauí ganhando projeção internacional com o suporte do governo do Estado, e contribuindo para a produção científica de uma das melhores universidades do mundo”, afirma.
Foto: Ascom ZPE-PI
A Escritha, que combina ferramentas digitais avançadas com Inteligência Artificial, oferece uma solução completa para organizar, desenvolver e estruturar pesquisas acadêmicas. A plataforma, cujo desenvolvimento começou em 2019, foi criada para auxiliar estudantes e pesquisadores na gestão de trabalhos acadêmicos, tornando o processo mais ágil, seguro e eficiente, desde a coleta de referências até a redação final.
Força do ecossistema de Inovação
A ascensão da Escritha é um exemplo da força do ecossistema de inovação do Piauí, com destaque para a comunidade Carnaúba Valley, que tem sido um polo de estímulo ao empreendedorismo regional. A plataforma, que agora ganha projeção internacional, consolida-se como parceira estratégica em inovação acadêmica, na visão de Marlos Almeida.
Almeida ressalta que o sucesso da startup é um reflexo do potencial da região. “Este marco mostra a força do ecossistema de inovação do Piauí, apoiado por iniciativas como a Investe Piauí e a comunidade Carnaúba Valley. É inspirador ver o potencial da nossa região sendo reconhecido internacionalmente”, diz.
O COO também destaca o diferencial da plataforma. “A Escritha foi desenvolvida para transformar a forma como pesquisadores e estudantes organizam e gerenciam suas pesquisas. Com o uso de Inteligência Artificial, conseguimos oferecer mais agilidade, segurança e estrutura, tornando todo o processo científico mais eficiente e colaborativo”, explica.
A parceria com o ISCSP é vista como um primeiro passo para a expansão da Escritha no cenário global. “Esta parceria é apenas o começo. Nosso objetivo é continuar aprimorando a plataforma para atender cada vez melhor às necessidades de pesquisadores e instituições e expandir o impacto da Escritha para além de Portugal, fortalecendo a produção científica global”, conclui Almeida.
Apoio fundamental
A concretização desta parceria estratégica é resultado do empenho de diversas personalidades-chave que apoiaram a trajetória da Escritha. Marlos Almeida reconheceu que o governador do Piauí, Rafael Fonteles; o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo; o presidente da ZPE Piauí, Álvaro Nolleto; e diretor-presidente do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), Cristiano Vargas, foram fundamentais para a criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo.
Para o COO da Escritha, o trabalho de Daniel Martins e Leonardo Azevedo, do escritório da Investe Piauí em Portugal, foi crucial para o amadurecimento das negociações e a formalização do acordo. “O esforço conjunto desses líderes e profissionais reforça a importância das parcerias entre o setor público e privado para impulsionar a inovação e o reconhecimento do talento piauiense no cenário mundial”, finalizou