O empresário Lucas Cruz assinou o termo de adesão como Diretor da Vertical de Energia do programa de Verticais de Negócios da Investe Piauí. Lucas é proprietário da Cruze Energia, empresa no ramo de energia solar. O programa associativista e voluntário é desenvolvido pelo Lab Comunidades, um projeto do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), da Investe Piauí. O diretor-presidente do Instituto, Cristiano Vargas, assinou o documento junto ao novo diretor, no Hub da Investe Piauí.
O objetivo da Vertical de Energia é gerar conexões que fomentem o ecossistema local, por meio de projetos, treinamentos, capacitações, eventos, processos e serviços de toda comunidade ligada ao setor de Energia. Ao assinar o termo, Lucas Cruz formaliza a participação, de forma associativa e colaborativa à Vertical de Energia. O objetivo das Verticais de Negócios do Lab Comunidades é gerar conexões que fomentem o ecossistema local, por meio de projetos, treinamentos, capacitações, eventos, processos e serviços de toda comunidade ligada ao setor de Energia. A comunidade pode ser composta por empresas, startups, entidades governamentais e não governamentais, produtos, serviços ou ações relacionadas à temática da Vertical.
“A Vertical de Negócios é um programa do PIT, da Investe Piauí, criado para conectar as comunidades de determinados setores, como Energia, Saúde, Economia Criativa, entre outros. Então, o diretor da Vertical de Energia vai atuar no sentido de fomentar a comunidade deste setor no estado”, explica Maria Rebello, gerente de Inovação da Investe Piauí.
De acordo com o documento assinado, a participação do diretor na Vertical não gera vínculo empregatício entre ele e a Investe Piauí, com o Estado do Piauí ou qualquer parceiro, bem como não enseja qualquer tipo de remuneração ou repasse financeiro a qualquer outro membro. A participação como diretor é voluntária, gratuita e não remunerada, com mandato inicial de três meses, de acordo com o manual e regimento de cada Vertical.
Dentre as atribuições do diretor de Vertical, estão a apresentação de um Plano de Ação para o período da gestão, contendo itens como eventos a serem realizados; estratégia para crescimento da Vertical; ações de capacitação e treinamento; ações de engajamento; metas e objetivos gerais e cronograma de reuniões.