Em Cabo Verde, Piauí avança na cooperação internacional com presença em agenda digital da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Em Cabo Verde, Piauí avança na cooperação internacional com presença em agenda digital da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Por: Layza Freitas 30 janeiro 2026 15:22

Ao longo da semana, o escritório da Investe Piauí em Lisboa, Portugal, participou de uma agenda institucional em Cabo Verde, onde reforçou pontes com o ecossistema africano de tecnologia e inovação e no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O ponto alto da missão foi a assinatura de um Memorando de Entendimento, que formaliza uma cooperação estruturada em inovação, tecnologia e empreendedorismo, na cidade da Praia, capital do país.

A agenda incluiu visitas técnicas ao TechPark Cabo Verde, Parque Tecnológico Arquipélago Digital de Cabo Verde, e ao Ministério da Economia Digital, o que permitiu à comitiva conhecer de perto um ambiente considerado amplo, estruturado e estratégico para a transformação digital do país. O diretor comercial para Mercados Europeus da Investe Piauí, Daniel Martins, que representa a Investe no evento, explica que Cabo Verde, especialmente a capital Praia, vem se consolidando como um polo emergente da economia digital no eixo africano e atlântico, com uma estratégia clara de atração de investimentos, desenvolvimento de talentos e estímulo a startups de base tecnológica.

Foto: Ascom Investe Piauí

Como resultado direto dessa articulação, a Investe Piauí assinou o Memorando de Entendimento ao lado da Confederação Empresarial da CPLP e da Start CPLP. Para Daniel Martins, o acordo simboliza a expansão da atuação internacional do Piauí e da Start CPLP para o continente africano, tendo Cabo Verde como base estratégica dessa presença. A iniciativa se dá em articulação com a sede institucional da Start CPLP em Lisboa e em parceria com o TechPark Cabo Verde, considerado o eixo central da estratégia Cabo Verde Digital.

Segundo o diretor, a cooperação representa um movimento de longo prazo, alinhado à visão de desenvolvimento do estado. “O que estamos construindo aqui vai além de um acordo institucional. Trata-se de posicionar o Piauí dentro de uma rede internacional de inovação, conectando talentos, startups e políticas públicas a mercados estratégicos da Europa e da África”, destacou.

O protocolo foi firmado pela Investe Piauí, por meio do seu setor internacional em Lisboa, representada por Daniel Martins; pela Start CPLP, representada pelo diretor Higor Esteves; e pela Confederação Empresarial da CPLP, representada pela presidente Nelma Fernandes. No âmbito do memorando, a Investe Piauí atuará em parceria com a subsidiária da Investe; o Piauí Instituto de Tecnologia e com a Startup Piauí, programa do PIT, a fim de fortalecer programas estruturantes do estado.

Entre as iniciativas prioritárias estão o programa do governo do estado Piauí Saúde Digital e projetos voltados à soberania tecnológica, ao desenvolvimento de capacidades em inteligência artificial e à integração com mercados europeus. Daniel Martins explica que o acordo cria condições concretas para transformar cooperação em resultados.

Para o diretor, ao estabelecer bases sólidas para ampliar a cooperação internacional, estimular o empreendedorismo e fortalecer a integração econômica entre países de língua portuguesa, a agenda em Cabo Verde reforça uma estratégia clara: “fazer do Piauí um território competitivo, conectado e protagonista na nova economia digital. Em bom português corporativo, é o tipo de movimento que gera valor, escala impacto e antecipa o futuro”.

Foto: Ascom Investe Piauí

Anexo(s):

All in one