Em 10 anos, produção de mel no PI triplica e estado é 2º maior produtor do Brasil

Em 10 anos, produção de mel no PI triplica e estado é 2º maior produtor do Brasil

O trabalho da Investe contribui para fortalecimento da cadeia da apicultura e do setor rural, fomentando a produção

Por: Lyza Freitas 23 setembro 2024 11:32

Em 10 anos, a produção de mel no Piauí quase triplicou e o estado agora é o segundo maior produtor do país. Antes estava na sexta colocação. Os dados são de pesquisa do IBGE, que também apontam que a produção do Piauí supera a média nacional. Além disso, a pesquisa mostra que São Raimundo Nonato e Picos estão entre os dez municípios com maior produção de mel no país.

De acordo com o IBGE, de 2014 para 2023, o Piauí aumentou em 171,7% a produção, ou seja, cresceu em 5.580,3 toneladas a produção de apicultura. Saiu de 3.249,5 para 8.829,8 toneladas. Segundo a pesquisa, no mesmo período, a produção nacional de mel saltou de 38.481,4 toneladas para 64.188,9 toneladas, um incremento de 66,8%.

Foto: Grupo Sima/ Piauí Notícia

A Investe Piauí, através da Vice-presidência de Desenvolvimento Rural Sustentável, fortalece ainda mais esse processo, fomentando práticas agrícolas sustentáveis e tecnologias inovadoras, capacitação de produtores, tanto da cadeia do mel, como de outros produtos.
O Programa Made in Piauí, também da Investe Piauí, é outra peça-chave nesse sucesso. Ele valoriza produtos como o mel, promovendo-os nos mercados nacional e internacional. Ao investir em certificações, infraestrutura e parcerias estratégicas, fortalece as cadeias produtivas regionais, tornando o Piauí referência em qualidade e sustentabilidade.

“Com um aumento significativo, o estado alcançou 8,8 mil toneladas de mel, e esse resultado também destaca a força do setor rural. A Investe Piauí trabalha incansavelmente para promover o crescimento sustentável de todas as cadeias produtivas do estado”, ressalta Gustavo Dias, gerente de Relações Internacionais e Acesso a Mercados da Investe Piauí.

Anexo(s):