O governador Rafael Fonteles visitou a Companhia Porto Piauí neste domingo (19), data em que é celebrado o Dia do Piauí. O chefe do executivo estadual inspecionou o andamento das obras e as perspectivas operacionais do cais multipropósito, estrutura do complexo portuário que irá receber diversos tipos de cargas. A visita reforçou o caráter estratégico do Porto Piauí como vetor de desenvolvimento para o estado.
O governador foi recebido pelo presidente da Companhia, Raimundo Dias, pela equipe de diretores, e pelo presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida. O encontro contou com a presença de importantes representantes da Marinha do Brasil, incluindo o Vice-Almirante Adriano Marcelino Batista, Comandante do Quarto Distrito Naval, e o Capitão de Fragata Ricardo Ferreira Barbosa, Capitão dos Portos do Piauí.
O governador pôs nas mãos uma amostra do lithothamnium, conhecido como fertilizante marinho, que será o primeiro produto a desembarcar no Porto Piauí. O mineral é extraído do solo oceânico e tem diversas aplicações, como fertilizante agrícola, componente de ração animal e insumo cosmético. Durante o encontro Rafael conheceu os representantes da Oceana Minerals, empresa multinacional que atuará com a exploração do lithothamnium.
No cais, Fonteles conversou com os tripulantes das duas embarcações que estão atracadas no cais multipropósito — um rebocador e uma draga — e os representantes da Piauí Mar, empresa de apoio marítimo constituída para operar no Porto Piauí.
O governador pôde ainda acompanhar o andamento da instalação balizamento náutico (a sinalização para embarcações). Ao todo, serão instaladas 19 boias e um farolete, além da requalificação de dois faroletes já existentes. O sistema vai sinalizar todo o canal e a bacia de evolução, garantindo a delimitação da área segura para manobras e navegação, conferindo segurança à navegação e à salvaguarda da vida humana conforme preconizado pelas normas da Marinha do Brasil.