A Companhia Porto Piauí participou, nesta quinta-feira (29), em Teresina, do Seminário de Estratégias de Gestão de Riscos. O encontro reuniu representantes de diversos órgãos, incluindo a Defesa Civil, representantes do setor elétrico, gestores e técnicos de planejamento para tratar do gerenciamento de recursos hídricos do Rio Parnaíba.
Durante o seminário, promovida pela AXIA Energia e conduzido pela EngeConsult, foi apresentado o estudo “Linhas D’água”, um levantamento hidrográfico atualizado do Rio Parnaíba no trecho a jusante da Usina Hidrelétrica (UHE) Boa Esperança, localizada em Guadalupe, no sudoeste piauiense. O trabalho utilizou técnicas de geoprocessamento e topografia para mapear a dinâmica fluvial e identificar áreas de risco de inundação.

O termo “linhas d’água” se refere ao fluxo contínuo ou intermitente de água, como rios, córregos e riachos, organizados em redes de drenagem dentro de uma bacia, como a do Parnaíba.
O gerente de gestão de ativos hidroviários da Porto Piauí, Yuri Lima, acompanhou a apresentação do estudo, que busca detalhar a dinâmica do Rio Parnaíba. Segundo Yuri, entender essa dinâmica é essencial para o planejamento do projeto da Hidrovia do Rio Parnaíba.

“Os levantamentos trazem um nível de detalhamento técnico que ajuda a alinhar nossas decisões com a realidade do rio, permitindo escolhas mais seguras e sustentáveis. As informações são diretamente aplicáveis a projetos como a Hidrovia do Rio Parnaíba. Elas nos dão clareza sobre o comportamento do rio, facilitando que o planejamento da hidrovia seja integrado, mitigando riscos e garantindo que o projeto caminhe junto da realidade hídrica”, comentou Yuri.
Na sexta-feira (30), as conversas continuaram em uma reunião (foto acima) entre Yuri Lima e o diretor de sustentabilidade da Porto Piauí, Daniel Guimarães; Domingos Romeu Andreatta, diretor de Engenharia e Implantação de Fundos Regionais da AXIA Energia; Marcelo Girard, gerente de Implantação Nordeste dos Fundos Regionais da AXIA e Felipe Gomes, diretor de Recursos Hídricos da SEMARH (PI).

Hidrovia do Rio Parnaíba
A Hidrovia do Rio Parnaíba é um projeto da Companhia Porto Piauí para criar uma opção logística que irá ligar os produtores agrícolas do Sul do estado diretamente ao Porto de Luís Correia.
A retomada da navegabilidade é projetada como resultado direto do trabalho de recuperação do rio, que será executado pela Companhia com aporte de aproximadamente R$ 1 bilhão oriundos da capitalização da Eletrobras, conforme estabelecido na legislação de desestatização da empresa
O plano de recuperação inclui ações como a revitalização de nascentes, recomposição florestal de margens, esgotamento sanitário e controle de processos de assoreamento. O estabelecimento da Hidrovia do Rio Parnaíba como alternativa logística para o transporte de cargas ocorrerá a partir da melhoria das condições ambientais e da estabilização do regime hídrico do leito do rio, permitindo a operação segura de embarcações.