Comitiva do Governo visita siderúrgica de aço verde na Suécia para replicar modelo no Piauí

Comitiva do Governo visita siderúrgica de aço verde na Suécia para replicar modelo no Piauí

Por: Governo do Piauí 17 junho 2023 13:46

O governador Rafael Fonteles e o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, visitaram neste sábado (17), as instalações da empresa H2 Green Steel, em Boden, Suécia, que é a considerada a primeira siderúrgica de aço verde do mundo. A partir do ferro é produzido aço com o uso do hidrogênio verde, que é uma matriz energética 100% limpa. A ideia é replicar este tipo de cadeia siderúrgica no Piauí.

A indústria siderúrgica é responsável por 9% das emissões de gás carbônico no mundo. Com as condições necessárias para produzir aço a partir do hidrogênio, a produção é mais econômica e benéfica para o meio ambiente. O modelo de negócio pode ser aplicado no Piauí, com o minério de ferro de Piripiri e o escoamento através do Porto de Luís Correia, já incluso como prioridade no Plano Plurianual (PPA).

As visitas a empresas do ramo de transporte ultramarino e mineração europeias fazem parte do plano de ação para desenvolver a tecnologia do hidrogênio verde no Piauí. Além da Suécia, a equipe institucional visitou a Espanha, Alemanha e Inglaterra. “Este é um projeto gigantesco que utilizará o hidrogênio verde como matriz energética. É uma resposta a um grande desafio de todos os países do mundo, que buscam alternativas sustentáveis para a geração de energia”, destaca Rafael.

O governador acredita que o Piauí tem vocação para este tipo de produção. “Aqui, podemos ver com mais clareza como o Piauí, com todo o seu enorme potencial em energias renováveis, desponta como um parceiro importante nesse mercado. Estamos realmente muito animados com os resultados dessa missão e com as perspectivas que ela abre para nosso estado e para nossa gente”, acrescenta Rafael Fonteles.

A comitiva do Governo do Estado do Piauí foi recepcionada por Mikael Lindström, diretor de Relações Públicas, além de Malin Jonsson Fredriksson, a responsável pela Diretoria de Relações Públicas Globais para o Brasil.

“Nosso objetivo é potencializar a industrialização do Piauí com mais eficiência e sustentabilidade, gerando desenvolvimento econômico e ambiental para o estado”, finaliza Victor Hugo, presidente da Investe Piauí.

Anexo(s):

Últimas notícias: