O município de Ribeiro Gonçalves, localizado no estado do Piauí, está implementando uma usina solar fotovoltaica de 393 MW. No total, a planta irá gerar mais de 1.200 postos de trabalho.
Representantes do Grupo Cobra Brasil, empresa espanhola responsável pelo projeto, apresentaram ao governador Rafael Fonteles, na última quinta-feira (05), o andamento dos serviços, que, atualmente, contam com 100 pessoas da região para trabalhar no canteiro de obras.
De acordo com Fonteles, o sistema, quando em funcionamento, vai gerar mais energia que a barragem de Boa Esperança. “Em breve, irei visitar as obras deste empreendimento que está em construção. O parque de 393 MW é maior do que a usina de Boa Esperança, que foi uma revolução energética para o estado do Piauí na década de 70”, pontuou.
José Carlos Hernandez, diretor de operações do grupo Cobra Brasil, detalhou que já deram início aos primeiros trabalhos no canteiro de obras. A previsão do início das atividades do parque solar é para novembro de 2024.
“Viemos apresentar ao governador o avanço das obras em Ribeiro Gonçalves. Está sendo desenvolvido há três anos. Já estamos com mais de 100 pessoas mobilizadas, maquinário e demos início, no mês de agosto, às obras de supressão ambiental, que são necessárias para cumprir o objetivo de entregar energia no fim do ano que vem”, disse.
“Posteriormente, iniciaremos a terraplanagem e montagem de estrutura e, se tudo der certo, até novembro do próximo ano, estaremos funcionando”, destacou o executivo.
Potencial do Piauí em renováveis
O governador reforçou ainda o potencial do Piauí na geração de energias renováveis, em especial a solar. “São investidores espanhóis que também descobriram o potencial do estado na geração de energia fotovoltaica. Por isso, sempre acreditamos que o Piauí será líder cada vez mais na produção de renováveis”.
Jaime Llopis, CEO do Cobra Brasil, defendeu a importância de trabalhar em um estado como o Piauí, bem como sobre as oportunidades e retornos que a usina trará para a população.
“Estamos reforçando o compromisso com o estado, nessa seara da geração renovável que é tão importante. Gerar energia não é apenas gerar eletricidade, é gerar prosperidade, educação, saúde, é muita coisa que saem daqueles painéis”, finalizou.
Além de Ribeiro Gonçalves, o grupo Cobra Brasil possui empreendimentos de energia solar no município de Cristino Castro. Ao todo, as obras da companhia representam um investimento de R$ 4 bilhões no Piauí.
Texto: Canal Solar/Mateus Badra