Usina solar de 393 MW no Piauí irá gerar mais de 1.200 empregos

Usina solar de 393 MW no Piauí irá gerar mais de 1.200 empregos

Obras do sistema, localizado em Ribeiro Gonçalves, iniciaram em agosto, com previsão para funcionamento em 2024

Por: Canal Solar/Mateus Badra 16 outubro 2023 9:39

O município de Ribeiro Gonçalves, localizado no estado do Piauí, está implementando uma usina solar fotovoltaica de 393 MW. No total, a planta irá gerar mais de 1.200 postos de trabalho.

Representantes do Grupo Cobra Brasil, empresa espanhola responsável pelo projeto, apresentaram ao governador Rafael Fonteles, na última quinta-feira (05), o andamento dos serviços, que, atualmente, contam com 100 pessoas da região para trabalhar no canteiro de obras.

De acordo com Fonteles, o sistema, quando em funcionamento, vai gerar mais energia que a barragem de Boa Esperança. “Em breve, irei visitar as obras deste empreendimento que está em construção. O parque de 393 MW é maior do que a usina de Boa Esperança, que foi uma revolução energética para o estado do Piauí na década de 70”, pontuou.

José Carlos Hernandez, diretor de operações do grupo Cobra Brasil, detalhou que já deram início aos primeiros trabalhos no canteiro de obras. A previsão do início das atividades do parque solar é para novembro de 2024.

“Viemos apresentar ao governador o avanço das obras em Ribeiro Gonçalves. Está sendo desenvolvido há três anos. Já estamos com mais de 100 pessoas mobilizadas, maquinário e demos início, no mês de agosto, às obras de supressão ambiental, que são necessárias para cumprir o objetivo de entregar energia no fim do ano que vem”, disse.

“Posteriormente, iniciaremos a terraplanagem e montagem de estrutura e, se tudo der certo, até novembro do próximo ano, estaremos funcionando”, destacou o executivo.

 

Reunião realizada na última quinta-feira (05) entre os executivos. Foto: Governo do Piauí/Reprodução

Potencial do Piauí em renováveis

O governador reforçou ainda o potencial do Piauí na geração de energias renováveis, em especial a solar. “São investidores espanhóis que também descobriram o potencial do estado na geração de energia fotovoltaica. Por isso, sempre acreditamos que o Piauí será líder cada vez mais na produção de renováveis”.

Jaime Llopis, CEO do Cobra Brasil, defendeu a importância de trabalhar em um estado como o Piauí, bem como sobre as oportunidades e retornos que a usina trará para a população.

“Estamos reforçando o compromisso com o estado, nessa seara da geração renovável que é tão importante. Gerar energia não é apenas gerar eletricidade, é gerar prosperidade, educação, saúde, é muita coisa que saem daqueles painéis”, finalizou.

Além de Ribeiro Gonçalves, o grupo Cobra Brasil possui empreendimentos de energia solar no município de Cristino Castro. Ao todo, as obras da companhia representam um investimento de R$ 4 bilhões no Piauí.

Texto: Canal Solar/Mateus Badra

Anexo(s):

All in one