A ZPE Piauí iniciou, na Semana do Meio Ambiente (05 a 09 de junho), a elaboração de uma agenda ambiental corporativa que contará com ações de curto, médio e longo prazo. A iniciativa consiste basicamente em uma estratégia de gestão ambiental interna alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável já em processo de difusão nos órgãos do governo do Estado do Piauí.
Sobre a proposta, a bióloga e ambientalista Roseane Galeno, coordenadora do programa, explica que a gestão ambiental na administração pública é extremamente importante para a economia de recursos públicos e, consequentemente, para a preservação dos recursos ambientais. “Por exemplo, reduzindo custos com descartáveis, preservando e economizando água e energia e adotando práticas socioambientais, os setores empresarial e público colaboram para termos um ambiente mais colaborativo e equilibrado”, disse.
As primeiras ações já implementadas pelo recém-criado programa corporativo de gestão ambiental da ZPE Piauí foram o plantio de árvores nativas em suas instalações, a adoção de canecas visando reduzir o uso interno de descartáveis e a criação do ECO Ponto para entrega voluntária de recicláveis, que serão doados ao projeto Bio Patas, que atua na castração social de animais em situação de rua, utilizando recursos oriundos da venda desses descartáveis.
Na área do bem-estar animal, os colaboradores da ZPE já vêm contribuindo com a alimentação e cuidados voluntários com cães e gatos abandonados, começando com ações fundamentais a partir da instalação de comedouros. “O próximo passo será a formalização da Comissão Interna de Serviços Ambientais (CISA) para o acompanhamento e monitoramento das ações”, anunciou Roseane Galeno.