Comitiva italiana visita fazenda de camarão em Ilha Grande e estação de aquicultura em Parnaíba

Comitiva italiana visita fazenda de camarão em Ilha Grande e estação de aquicultura em Parnaíba

Encontro promovido pela Porto Piauí e a Italian Trade Agency reuniu investidores e pesquisadores italianos e piauienses para debater o desenvolvimento da pesca no estado.

Por: Andrê Nascimento 2 novembro 2025 8:46

A comitiva italiana que veio até a Companhia Porto Piauí, em Luís Correia, para a Missão Empresarial Itália-Brasil para o Setor de Pesca e Aquicultura realizou visitas técnicas à estação de aquicultura da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), em Parnaíba, e a uma fazenda de camarão no município de Ilha Grande, neste sábado (1).

Na Estação de Aquicultura, o grupo foi recebido pelo professor Josenildo de Souza e Silva, que apresentou as tecnologias de baixo custo desenvolvidas para o aprimoramento da produção de pescado, destinadas principalmente aos pequenos produtores.

Depois, a comitiva conheceu uma fazenda de camarão em Ilha Grande, e pôde observar as técnicas utilizadas para produzir em água doce. A carcinicultura do Piauí, que se concentra na criação do camarão-cinza, é um arranjo produtivo que tem demonstrado uma força crescente, e registrou um salto de 23% na produção entre 2023 e 2024, gerando R$ 85 milhões em receita.

 

A dimensão científica e tecnológica foi um dos aspectos mais destacados pelo analista de comércio internacional da Italian Trade Agency (ITA), Antônio Monge. Segundo ele, a visita pode ser o primeiro passo para uma parceria educacional e tecnológica duradoura entre a Itália e o Brasil, com foco na pesquisa realizada no Piauí. Segundo ele, o trabalho desenvolvido no Piauí pode vir a fazer parte de cursos de formação desenvolvidos na Itália.

Para Antônio Monge, analista de comércio da Italian Trade Agency (ITA), o balanço do encontro foi positivo. Ele destacou as múltiplas dimensões do intercâmbio e as oportunidades de investimento. Encantado com a beleza do Piauí e com a qualidade das perspectivas apresentadas, ele comentou que a visita pode ter sido o primeiro passo de uma parceria educacional e tecnológica entre a Itália e o Brasil. 

“Vai ser um prazer muito grande fazer uma ponte entre os grupos portuários que tem italianos que tenham essa experiência e sobretudo o interesse em investir aqui”, disse Antônio Monge.

Anexo(s):

All in one