A Companhia Porto Piauí mobilizou, nesta sexta-feira (19), um mutirão para cuidar da Praia de Atalaia, a preferida dos piauienses, onde fica o Porto. Cerca de 100 voluntários, entre colaboradores da Companhia e pessoas da comunidade, participaram da iniciativa.
A mobilização ocorre em virtude do Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, um iniciativa criada em 1986 e oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2025. A data já reuniu mais de 114 milhões de voluntários em 211 países, só entre os anos de 2018 e 2024.

Na Praia de Atalaia, a concentração começou às 8h, na rotatória da avenida Tancredo Neves. Os voluntários conseguiram retirar mais de 230 sacos de lixo cheios do trecho de um quilômetro de faixa de areia.
Os estudantes e professores da Escola do Mar marcaram presença no mutirão. A iniciativa contou com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Prefeitura de Luís Correia e do Batalhão de Policiamento Ambiental da PM do Piauí.

Segundo o diretor de Sustentabilidade da Companhia Porto Piauí, Daniel Guimarães, o mutirão faz parte das atividades relacionadas à relação Porto-Cidade, um compromisso que os terminais portuários assumem de reduzir os impactos das operações na comunidade, na cidade e no meio ambiente.
“É uma extensão da responsabilidade ambiental que norteia as decisões tomadas pela companhia e que é base da relação com o município de Luís Correia, com as praias e áreas de conservação ambiental. É um caminho para estreitar os laços entre a Porto Piauí e a comunidade de Luís Correia”, comentou Daniel.
Conscientização
O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude de Luís Correia, Raul Rodrigues, comentou que, apesar do mutirão ter efeito temporário, o verdadeiro objetivo da iniciativa é causar a conscientização da comunidade e dos turistas sobre como aproveitar este paraíso natural sem deixar de preservá-lo.
“Estamos felizes de poder contribuir com a limpeza da praia de Atalaia, mas é inadmissível que a gente possa encontrar tanto lixo na nossa orla! O mais importante deste dia é conscientizarmos a população”, comentou.
