A Investe Piauí está passando por um processo estratégico de consultoria realizado pela Falconi, uma das maiores empresas de consultoria em gestão do Brasil, com o objetivo de construir um plano de sustentabilidade que garanta maior autonomia financeira e institucional à Agência. Na primeira fase, que acontece desde essa quarta-feira (09) e segue até esta quinta (10), foi apresentado um amplo diagnóstico sobre a situação atual da Investe Piauí e suas subsidiárias.
A iniciativa atende a uma orientação do Governo do Estado do Piauí, que prevê o fortalecimento da capacidade de gestão e sustentabilidade da Investe Piauí. As atividades integram um cronograma dividido em etapas, que inclui diagnóstico organizacional, oficinas de planejamento, análise de riscos e formulação de estratégias de sustentabilidade com base em critérios sociais, ambientais e de governança (ESG).
Foto: Ingrid Tapety
“Hoje realizamos a apresentação do diagnóstico e iniciamos oficinas com a equipe da Agência para captar insumos que vão subsidiar a construção do plano de sustentabilidade. A proposta é garantir que a Investe se consolide como uma empresa com capacidade de manter sua autonomia, além de atender aos critérios de governança e impactos social e ambiental”, explicou Lucas Falcão, consultor líder da Falconi, que está prestando a consultoria no Hub Investe Piauí, Centro de Teresina.
A partir dos dados, de acordo com Lucas Falcão, serão traçadas estratégias de médio e longo prazo que assegurem um caminho sólido rumo à independência operacional da Agência. As próximas etapas, ainda de acordo com o consultor líder, incluem a finalização das oficinas técnicas, elaboração do plano de sustentabilidade e a validação das propostas pela gestão e órgãos de controle.
Para a chefe de Gabinete da Investe Piauí, Adriana Morgado, o processo representa um marco no fortalecimento institucional da Agência. “Essa consultoria é fundamental para que possamos aprimorar nossos processos internos, definir metas claras e criar as bases para uma Investe Piauí ainda mais eficiente, transparente e sustentável. Estamos construindo um novo modelo de atuação que prepara a Agência para os desafios do futuro”, afirmou.