Piauí lança Brazil Energy Conference 2025 com presença de autoridades e instituições internacionais

Piauí lança Brazil Energy Conference 2025 com presença de autoridades e instituições internacionais

Por: Ascom Investe Piauí 30 abril 2025 18:12

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (30), no Palácio de Karnak, a cerimônia de lançamento oficial da Brazil Energy Conference 2025 — evento internacional que colocará o estado no centro das discussões sobre transição energética e enfrentamento das mudanças climáticas.

A solenidade contou com a presença do governador Rafael Fonteles, além de representantes da Investe Piauí, da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e demais autoridades estaduais envolvidas com o desenvolvimento sustentável e tecnológico.

Marcada para acontecer entre os dias 4 e 7 de junho, no Centro de Convenções de Teresina, a Brazil Energy Conference será realizada em formato híbrido (presencial e online) e com acesso gratuito. O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais, pesquisadores, representantes do setor produtivo, governos e sociedade civil para debater caminhos possíveis rumo a uma matriz energética mais limpa, justa e eficiente.

Durante a cerimônia, o governador Rafael Fonteles destacou o papel estratégico do Piauí na agenda energética do país.  “O Piauí tem hoje um grande potencial para protagonizar a transição energética do Brasil. O que queremos com a Brazil Energy Conference é potencializar o nosso capital humano, trazendo para o estado as melhores tecnologias e o conhecimento mais avançado, para que a agenda verde da transição energética coloque o Piauí no centro dessas discussões”, afirmou o governador.

Com papel cada vez mais relevante no cenário nacional da energia limpa, o Piauí foi escolhido como sede da edição 2025 da conferência por sua liderança na produção de energia solar e eólica, além de iniciativas voltadas à inovação tecnológica e sustentabilidade.

O curador do evento, Juan Aguiar, ressaltou o simbolismo dessa escolha: “A Brazil Energy Conference é um marco no setor energético. O Piauí é hoje o 3º maior produtor de energia renovável do país, e Teresina, a 4ª maior cidade nesse segmento. Isso consolida a região como protagonista nesse mercado, influenciando o cenário social, acadêmico e econômico. O evento é um grande agente potencializador de networking e bons negócios”.

A programação contará com palestras, exposições tecnológicas, oficinas, rodadas de negócios e atividades voltadas à juventude. A relação entre tecnologia e a produção de energias renováveis, foi destacada como um potencial otimizador no desenvolvimento e avanço dos dois setores, por André Macedo, Secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA):
“A cerimônia de lançamento da Brazil Energy Conference marca um momento histórico.Tivemos a honra de contar com a presença de acadêmicos, pesquisadores, empreendedores e donos de startups que estão na linha de frente da transformação energética. Esses profissionais, com suas ideias e soluções inovadoras, demonstram o potencial da inteligência artificial e das tecnologias digitais para impulsionar o desenvolvimento de fontes limpas e renováveis.”

No eixo entre tecnologia e educação, a Brazil Energy Conference também será um espaço de formação e intercâmbio entre diversos setores da sociedade. A coordenadora local do PNUD Brasil, Aline Bacelar, reforçou o caráter inclusivo da conferência, destacando as ações interativas promovidas pela organização:
“Este ano, o PNUD apoia o evento com a expectativa de inovar e contribuir de forma significativa. Levaremos laboratórios, oficinas e diversas atividades voltadas para a juventude do nosso estado. Entendemos que só alcançamos resultados concretos com a participação da sociedade civil. Esse é um evento feito por nós e para todos, construído coletivamente por uma sociedade mais justa.”

A energia renovável como motor de transformação social e econômica também foi enfatizada por Ricardo Castelo, vice-presidente de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde da Investe Piauí:
“O Piauí é visionário em relação ao desenvolvimento sustentável, apostando na geração de emprego e renda por meio das energias limpas. Serão quatro dias de grandes debates, negócios, conferências e atividades híbridas que preparam nosso estado e nossos convidados para um futuro ainda mais energético.”

Voltada a empresários do setor energético, investidores, pesquisadores, estudantes, organizações da sociedade civil e representantes públicos, a Brazil Energy Conference 2025 promete consolidar o protagonismo do Brasil — e especialmente do Piauí — na construção de um modelo energético mais resiliente, colaborativo e ambientalmente responsável.

Anexo(s):

Últimas notícias:

All in one