Investe Piauí projeta parceria com Porto de Santos para aumentar fluxo logístico e exportações

Investe Piauí projeta parceria com Porto de Santos para aumentar fluxo logístico e exportações

Na oportunidade, a equipe da Investe Piauí fez uma apresentação sobre o porto piauiense, expondo todas as oportunidades de negócio que o complexo procura

Por: Layza Freitas 31 janeiro 2025 16:32

Equipes da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí) estiveram em agendas durante esta semana no estado de São Paulo e a última aconteceu na quarta-feira (29), numa visita estratégica ao Porto de Santos. A Autoridade Portuária de Santos é o maior complexo portuário da América Latina, responsável por grande parte do escoamento da produção brasileira para os principais mercados globais, e a visita da Investe Piauí foi um momento importante, onde se discutiu sobre possíveis parcerias entre o Porto de Santos e o do Piauí.

Na oportunidade, a equipe da Investe Piauí fez uma apresentação extensa sobre o porto piauiense, expondo todas as oportunidades de negócio que o complexo portuário do Piauí procura, seja para a área do terminal pesqueiro, para os terminais de carga ou o terminal de cabotagem. O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, e o presidente do Porto Piauí, Raimundo Dias, ressaltaram que os dirigentes do Porto de Santos demonstraram muito interesse em seguir com as avaliações e estudos de como pode ser efetivada futuramente uma parceria entre os setores portuários de Santos e do Piauí.

“Muitos frutos positivos são esperados no fechamento dessa parceria, como a troca de experiências com o maior porto da América Latina, seja na gestão portuária, seja na implantação de obras e também na gestão comercial. Esse intercâmbio de informações e a possibilidade de uma parceria será levado para o governador Rafael Fonteles, que seguirá com essa intenção para o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos”, destacou o presidente do Porto Piauí.

A equipe da Investe Piauí foi recebia pelo presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini, pelo diretor de Administração e Finanças, Júlio Cézar de Oliveira, pelo superintendente Jurídico, Marcelo Zorico, e pelo gerente de Geoprocessamento e Cadastro, Kleber Baraldo.


Raimundo Dias ressalta ainda que o Piauí continua buscando o fortalecimento da infraestrutura logística do Piauí, explorando possibilidades de sinergia entre o Porto de Santos e o Porto Piauí. Para o presidente do Porto Piauí, o impacto socioeconômico de uma parceria como essa se reflete diretamente na geração de empregos, no crescimento da economia regional e na ampliação da infraestrutura do estado, posicionando o Piauí como um hub logístico cada vez mais competitivo.

“O Porto de Santos desempenha um papel essencial na cadeia produtiva do país, com um modelo consolidado de operação, tecnologia e gestão. A troca de experiências e o estabelecimento de uma colaboração entre os dois portos podem abrir caminhos para um fluxo logístico mais eficiente, permitindo ao Piauí expandir sua capacidade de exportação e atrair novos investimentos para setores estratégicos, como agronegócio, mineração e energia renovável, explicou.

Anexo(s):

Últimas notícias:

All in one