Escritório da Investe PI é inaugurado durante Missão Empresarial na China

Escritório da Investe PI é inaugurado durante Missão Empresarial na China

A programação da Missão foi aberta oficialmente com uma rodada de negócios. O Investe Piauí Day, entre empresários piauienses e chineses

Por: Layza Freitas. *Com informações do Governo do Piauí 14 outubro 2024 17:05

O governo do estado, através da Investe Piauí, inaugurou nesta segunda-feira (14), o escritório internacional em Xiamen, na China. O escritório fica no complexo Sea World da cidade, em um edifício dedicado especialmente à mediação de negociações entre os países que compõem o BRICS, grupo de países emergentes, formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo de Almeida, acompanhou a inauguração, acompanhando o governador Rafael Fonteles, ao lado de autoridades chinesas e piauienses, além de empresários.

A inauguração acontece em um momento estratégico, quando está em andamento a Missão Empresarial da Investe Piauí na China. Mais de 80 empresários piauienses, estimulados pela Investe Piauí, participam do evento promovido pelo governo do estado. Objetivo é fortalecer as relações bilaterais entre os dois países e expandir as oportunidades de negócios. Após a inauguração, seguindo a programação da Missão, houve o Piauí Investe Day, um Encontro de Negócios entre empresários do Piauí e da Província de Fujian, a fim de fomentar parcerias comerciais. Outra atividade será a participação na Feira de Cantão, a maior em importação de produtos do mundo, onde os empresários poderão identificar oportunidades.

“Essa missão visa aproximar a relação entre empresas piauienses e chinesas. Uma das grandes metas do governador é essa abertura econômica do estado. Ao longo da semana, vamos passar pelas cidades de Cantão e Xiamen e o escritório da Investe servirá de apoio para todos os empresários realizarem comércios, compras e vendas, com o mercado chinês. Então, é uma semana que promete muita aproximação do Piauí com a China”, destacou o presidente Victor Hugo.

O novo escritório servirá para internacionalizar a economia do Piauí a partir da expansão das relações comerciais e de investimentos. O governador Rafael Fonteles, acrescenta que a Missão, junto a instalação do escritório, promoverá a chegada de investimentos que devem impactar em mais desenvolvimento econômico e oportunidades de trabalho, emprego e renda aos piauienses. Para a instalação do escritório, o Governo de Xiamen cedeu gratuitamente o espaço.

“Neste edifício temos instaladas 75 empresas de várias partes do mundo, especialmente dos países do BRICS. A Investe Piauí surge aqui como a primeira presença brasileira neste complexo. Temos nosso escritório próprio, mas todo o complexo pode ser frequentado e utilizado. Logo, temos uma oportunidade única de fortalecer relações comerciais, investimentos, a transferência de tecnologias e muito mais”, disse o gestor em suas redes sociais.

Com a inauguração de mais um escritório da Investe Piauí, o estado passa a ter, agora, cinco espaços próprios voltados para apresentar suas potencialidades, realização de negócios e atração de investidores e investimentos ao Piauí. No Brasil, eles estão localizados em Teresina (PI) e São Paulo (SP). No exterior, em Lisboa (Portugal), Boston (EUA) e, agora, em Xiamen (China).

Investe Piauí Day

A abertura do Investe Piauí Day, evento organizado pelo Governo do Piauí, é voltado para investidores e empreendedores que desejam explorar as oportunidades de negócios presentes no estado. O Encontro de Negócios entre mais de 80 empresários piauienses e empresários chineses tem como objetivo fomentar negócios bilaterais e impulsionar a internacionalização das empresas do Piauí, seja na exportação de produtos como também na compra estratégica de insumos ou maquinário para produção.

A rodada de negócios reflete a importância da China como parceiro comercial, com o Piauí exportando mais de US$ 1 bilhão de dólares em produtos para o país asiático em 2023, como soja e milho. Já a importação, também em 2023, atingiu cerca de US$ 53 bilhões em maquinário, eletrônicos e manufaturados chegando ao Piauí.

Anexo(s):

Últimas notícias: