O programa Oportunidade Jovem, lançado em 2023 pelo Governo do Estado para aproximar jovens do mercado de trabalho, vai usar a plataforma Coletivo Jovem, do Instituto Coca-Cola Brasil e Solar Coca-Cola, para capacitação desse público. A ação faz parte do último eixo do Oportunidade Jovem, que é a contratação de jovens por empresas privadas.
O Coletivo Jovem é uma plataforma digital de capacitação profissional integrada ao WhatsApp, que inclui temas como construção de currículo e planejamento financeiro. A plataforma será unificada a uma outra, desenvolvida pelo Governo do Piauí, para qualificar jovens de 18 a 29 anos da rede pública para o mercado de trabalho.
O termo de cooperação foi assinado nesta terça-feira, dia 27, na sede da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Piauí (SDE), em Teresina. Participaram a secretária de Desenvolvimento Econômico, Janaína Marques, o vice-presidente de Inovação da Investe Piauí, Cristiano Vargas, a diretora regional da Solar Coca-Cola, Renata Melo de Andrade, além de integrantes da Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan), Secretaria de Assistência Social (Sasc) e Coordenadoria da Juventude do Piauí (Cojuv).
“Essa parceria vai dar oportunidade para os nossos jovens por meio de duas plataformas importantes. Vamos fazer a união dessas duas plataformas para poder dar oportunidade para a capacitação dos nossos jovens e ao mesmo tempo inserir no mercado de trabalho”, destacou a secretária Janaína Marques.
Renata Melo de Andrade, da Solar Coca-Cola, afirma que a empresa está feliz em contribuir com a qualificação dos jovens por meio de sua plataforma própria, a Coletivo Jovem, considerada a plataforma de maior empregabilidade jovem de âmbito nacional. Mais de 200 mil jovens em todo o Brasil já participaram da capacitação e 60 mil tiveram a oportunidade do primeiro emprego”, destaca a diretora.
Cristiano Vargas afirma que o lançamento de uma nova plataforma será em setembro. “A Investe Piauí vem capitaneando a plataforma que vai unificar e centralizar todas as operações e todos os projetos editais do Programa Oportunidade Jovem”, disse.
Cristiano Vargas, vice-presidente de Inovação da Investe Piauí. Foto: Divulgação/ Governo do Piauí
Quarto eixo – Primeira Oportunidade
O Primeira Oportunidade é o quarto eixo do Programa Oportunidade Jovem, maior programa de inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho da história do Piauí, lançado em 2023.
A iniciativa irá ofertar 1.000 vagas de primeiro emprego para jovens de 18 a 29 anos do Piauí, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade até o fim de 2024. Para incentivar as empresas, o Governo do Piauí irá pagar um valor às mesmas, nos três primeiros meses de contratação dos jovens.