A Investe Piauí, agência responsável pela atração de investimentos para o estado, está na China com uma comitiva de empresários piauienses. Eles participam de rodadas de negócios com empresas de Fujian, uma das províncias mais desenvolvidas do país asiático, entre os dias 24 e 27. A missão internacional na Ásia é liderada pelo governador Rafael Fonteles, que divulgou um vídeo nas suas redes sociais ressaltando a importância desses encontros para fortalecer as relações comerciais entre os dois territórios.
“É um passo muito importante para estreitar relacionamentos e discutir acordos comerciais que certamente renderão ótimas oportunidades de novos negócios para nossos empreendedores”, afirmou o governador.
Victor Hugo, presidente da Investe Piauí, frisou que um dos objetivos dos encontros é evidenciar as potencialidades do Piauí e das empresas, destacando as vantagens competitivas do nosso estado e as oportunidades de investimento, exportação e importação. “Estamos conhecendo as ofertas e demandas das empresas de Fujian, que é uma das regiões mais dinâmicas e inovadoras da China. Estamos muito satisfeitos com os resultados desses encontros e esperamos que eles sejam o início de parcerias estratégicas e duradouras entre os dois territórios”, complementa.
A diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações Empresariais da Investe Piauí, Laura Aquino, responsável por conduzir a comitiva empresarial na China, reafirmou o compromisso da expansão de negócios com o país asiático e o potencial da geração de negócios com a industrialização dos países. Atualmente, a China é o principal comprador de produtos do Piauí, representando 62% da exportação piauiense.
Os empresários que acompanham a missão também se mostraram otimistas com as rodadas de negócios. Ramon Albuquerque, representante do Grupo HotSat, disse que a viagem tem sido proveitosa para estreitar laços internacionais e buscar soluções de tecnologia. Adriano Holanda, representante do setor do agronegócio, disse que as rodadas têm evidenciado o potencial do Estado para a China. “Acredito que o Piauí ainda não tinha tido oportunidades como essas e é muito importante saber que estamos juntos, Governo do Estado, a Investe Piauí, e a iniciativa privada, dedicados em trazer desenvolvimento empresarial, econômico e social para o Piauí”, disse.