Os alunos da rede pública do Piauí participantes do intercâmbio Seduckathon 2025, tiveram na tarde dessa quinta-feira (29), uma palestra na sede da TUMO Lisboa. A escola TUMO é um centro de referência global no ensino criativo para jovens, onde os estudantes participando da troca de experiências educacional na capital portuguesa. O momento foi conduzido pelo diretor de Mercados Europeus da Investe Piauí, Daniel Martins e esclareceu dúvidas sobre as possibilidades de ingresso em universidades portuguesas, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Após três semanas de imersão educacional em Lisboa, muitos dos jovens demonstraram interesse em dar continuidade à formação no país europeu. Daniel Martins explicou que, desde 2014, existe um convênio entre o Ministério de Educação do Piauí (MEC), Instituto Nacional Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e o Ensino Superior português, que atualmente abrange mais de 51 instituições públicas e privadas.
Foto: Divulgação/ Investe Piauí em Lisboa
“Essas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Mostramos aos alunos que é possível planejar um futuro acadêmico em Portugal, com base em algo que já faz parte da realidade deles, a nota do Enem. Além do ingresso, também orientamos sobre bolsas de estudo, moradia e diferentes formas de apoio aos estudantes”, destacou Daniel Martins.
Durante a apresentação, também foram detalhados aspectos do sistema europeu de ensino superior, regido pelo Pacto de Bolonha, que organiza os estudos em três ciclos: licenciatura, mestrado e doutorado. Os professores e membros da equipe da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), que acompanham os alunos, também receberam informações sobre oportunidades de mestrados e doutorados em universidades portuguesas.
Outro ponto de destaque foi a explicação sobre o calendário acadêmico europeu, que inicia na segunda quinzena de setembro e se encerra na segunda quinzena de junho do ano seguinte.
De acordo o diretor, a oportunidade reforça o caráter transformador do intercâmbio do Seduckathon, promovido pelo governo do estado, que além de ser o maior hackathon de escolas públicas do mundo, abre novas perspectivas para os jovens piauienses no cenário global da educação.
“Nosso objetivo é preparar os alunos para que enxerguem além da experiência imediata do intercâmbio, e percebam que o conhecimento adquirido aqui pode abrir portas para trajetórias acadêmicas sólidas e internacionais”, completou Martins.
Foto: Divulgação/ Investe Piauí em Lisboa